Sanitários Químicos

Largamente utilizados em obras e grandes eventos que não contam com instalações sanitárias fixas e redes de esgoto, os banheiros químicos são cabines que armazenam os dejetos humanos de maneira provisória.

Os Sanitários Químicos ou Banheiros Ecológicos são constituídos em paineis de polietileno de alta dencidade com teto translúcido, e sua capacidade de armazenamento e de aproximadamente 250 litros, ou seja, estima-se que pode ser utilizado por até 200 pessoas uma única unidade.

A limpeza de cada cabine só é realizada após sua utilização por uma equipe treinada e por  caminhão com uma bomba de sucção a vácuo que aspira os detritos, para depois transportá-los para estações de tratamento de esgoto.

PREOCUPAÇÃO AMBIENTAL

A crescente preocupação com a geração e a destinação de efluentes domésticos, por parte das empresas, envolve um outro tipo de dejeto que demanda o mesmo cuidado de transporte, tratamento e descarte que os demais resíduos poluentes, que são os efluentes acumulados nos banheiros químicos. Estes resíduos consistem no líquido formado pelas necessidades fisiológicas humanas e os aditivos químicos (desodorizantes) ou outros agentes biológicos (Enzimas biodigestoras) que geralmente são lançados por estes banheiros móveis para a neutralização do odor.